Grupo de Trabalho debate Gerenciamento Costeiro - IDEMA/RN

Na última sexta-feira (28) foi realizada a primeira reunião do Grupo de Trabalho para o Gerenciamento Costeiro – GT GERCO, criado pela Associação Brasileira de Entidades de Meio Ambiente – ABEMA. O encontro, que ocorreu de maneira virtual, reuniu todos os 17 estados costeiros e foi coordenado pela técnica do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), Ana Marcelino, com a cooperação dos dois representantes do G17 no GI-GERCO, Gil Scatena, da Secretaria de Meio Ambiente de São Paulo e Andrea Olinto, da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco.

“O objetivo do Grupo de Trabalho é expor para os secretários de meio ambiente e gestores o que pode ser realizado para a efetivação da governança do GERCO no nível estadual, visando o fortalecimento da Política de Gestão Costeira (Planos) a partir da iniciativa dos estados”, afirma a técnica Ana Marcelino.

Para a coordenação do GT GERCO ABEMA, entre os Estados costeiros, foi escolhido a representação da técnica do Idema, Ana Maria Teixeira Marcelino, pela sua participação no Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro desde o seu início, por já ter representado a ABEMA no Grupo de Integração Nacional do Gerenciamento Costeiro e pelo fácil acesso aos coordenadores dos GERCOs estaduais. A escolha inicial foi referendada pelo Presidente da Abema, Dr. Germano Luiz Gomes Vieira, secretário da SEMAD – Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais e pelo Diretor Geral do Idema, Leon Aguiar.

Na próxima quinta-feira (03) acontecerá a segunda reunião do G17 para atender a seguinte pauta: 1. Apresentação da experiência de São Paulo no zoneamento de unidades de conservação marinhas, o que conflui para Planejamento Espacial Marinho, outro instrumento fundamental para a gestão costeira; 2. Organização do subgrupo que vai tratar da realização e revisão dos Zoneamentos Ecológicos-Econômico Costeiro (ZEEC), definida como prioridade para o planejamento e governança costeira.

Em outubro, na próxima plenária da ABEMA, a Coordenadora do GT levará aos secretários as demandas dos estados costeiros, buscando iniciar o processo de retomada das ações do Plano de Ação 2017-2019, indicadas pelo G17 e que não foram realizadas em sua plenitude pelas dificuldades na execução das agendas do Ministério do Meio Ambiente.

FONTE: http://www.idema.rn.gov.br/Conteudo.asp?TRAN=ITEM&TARG=238937&ACT=&PAGE=&PARM=&LBL=NOT%CDCIA


Imprimir   Email