Publicações

ABDEM e Abema assinam acordo de cooperação técnica

A Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema), representada por sua presidente Mauren Lazzaretti, em sua 114ª Reunião Ordinária, realizada em Florianópolis-SC, teve a honra de anunciar o Termo de Cooperação Técnica com a Associação Brasileira de Direito de Energia e do Meio Ambiente (Abdem), representada por seu presidente Alexandre Oheb Sion. O presente Termo tem por objetivo estabelecer a cooperação técnica e científica entre a ABDEM e a ABEMA, no sentido de estudar, debater, desenvolver e implementar propostas e medidas de aprimoramento da legislação aplicável ao setor elétrico e de meio ambiente. A nova parceria traz uma série de colaborações mútuas, fortalecendo a atuação e a relevância da Abema e da Abdem, bem como a contribuição de ambas para as atividades de extrema relevância para a manutenção do meio ambiente. ABEMA_e_ABDEM_-_ACORDO_DE_COOPERAÇÃO_-_assinado.pdf

Agenda Gerco - Gerenciamento Costeiro

   CLIQUE AQUI PARA BAIXAR A AGENDA  

Caderno de Aprendizagem

A Ferramenta Roadmap da Carta da Abema pelo Clima vem acompanhada de um Caderno de Aprendizagem, que auxilia os estados na compreensão dos compromissos e de seus estágios de desenvolvimento. O Caderno compila também uma série de boas práticas, assim como dicas e pontos de atenção.

CARTA ABERTA DO ENCOGERCO À POPULAÇÃO COSTEIRA DO BRASIL

A presente carta tem por objetivo apresentar diretrizes e encaminhamentos para consolidação da agenda costeiro marinha no Brasil, construídos a partir dos principais debates realizados durante a XIV edição do Encontro Nacional de Gerenciamento Costeiro. Este documento, mais conciso e direto, busca alcançar a maior quantidade possível de atores envolvidos na temática ao longo de toda a costa brasileira, sobretudo os tomadores de decisão, para que possam, dentro da sua realidade, absorver as recomendações apontadas nesta carta com vistas ao fortalecimento da gestão costeira e marinha nacional.    CARTA ABERTA DO XIV ENCOGERCO  CLIQUE AQUI PARA BAIXAR

Políticas Públicas Sobre Mudança do Clima

Visando colaborar com o avanço dos Estados brasileiros na pauta climática, o programa “Parcerias estratégicas para implementação do Acordo de Paris – SPIPA” - iniciativa financiada por meio do Instrumento de Parceria da União Europeia e do Ministério do Meio Ambiente, Proteção da Natureza e Segurança Nuclear da Alemanha - elaborou, com o apoio da CT Clima da Abema, estas duas publicações que trazem relevantes questões em relação às competências jurídicas e administrativas dos entes subnacionais para a implementação dos compromissos climáticos, além de uma visão acerca dos instrumentos regulatórios, econômicos e financeiros disponíveis.

Boas práticas estaduais pelos compromissos climáticos

A publicação "Boas Práticas Estaduais pelos Compromissos Climáticos" reúne ações dos estados brasileiros relacionadas à Carta da Abema pelo Clima e visa estimular a troca de experiências e atuação subnacional na trajetória de mitigação de emissão de gases de efeito estufa e de adaptação aos efeitos advindos da mudança climática. A elaboração do documento teve o empenho e a colaboração de 23 Estados e do Distrito Federal, sob a coordenação da Câmara Técnica do Clima da Abema e contou com o apoio da GIZ (Agência Alemã de Cooperação Internacional).

CARTA ABERTA

A Abema, instituição que reúne representantes dos órgãos e entidades ambientais estaduais de todo o país, participantes ativos na construção e execução da política nacional do meio ambiente.

RELATÓRIO DE ATIVIDADES - 2019

A Abema, no exercício do seu mister é apolítica e, justamente por isso, é reconhecida por instituições de diversos segmentos que a procuram como parceira no diálogo nacional como entidade representativa dos órgãos estaduais de meio ambiente, responsável por mais de 90% do licenciamento no país.

CARTA DOS ÓRGÃOS ESTADUAIS DE MEIO AMBIENTE PELO CLIMA

A Abema, representada pelo seu presidente, Germano Vieira, participou da mesa de abertura da Conferência, ocasião em que apresentou e assinou a CARTA DOS ÓRGÃOS ESTADUAIS DE MEIO AMBIENTE PELO CLIMA,

GERENCIAMENTO COSTEIRO - XI ENCOGERCO

Entre os dias 15 e 19 de Outubro de 2018 aconteceu, em Florianópolis, o XI Encontro Nacional de Gerenciamento Costeiro - ENCOGERCO, um evento promovido pelo Ministério do Meio Ambiente, Universidade Federal de Rio Grande e Universidade Federal de Santa Catarina, cujo propósito maior é discutir e avaliar o processo de gerenciamento costeiro integrado no Brasil.

Xi ENCOGERCO e II SBPA - COBERTURA COLABORATIVA

Este audiovisual é resultado da Oficina de Áudio-scripto-visual - Cobertura Colaborativa, realizada durante o II Simpósio Brasileiro sobre Praias Arenosas e o XI Encontro Nacional de Gerenciamento Costeiro, em Florianópolis - SC.

Novas Propostas Para o Licenciamento Ambiental

A sistematização do universo ambiental no Brasil passa por tantas variáveis quanto a sua biodiversidade. As crescentes atividades socioeconômicas no país têm levado a significativas intervenções e correções necessárias à preservação ambiental.

A Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente é uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos que representa os órgãos estaduais de meio ambiente.

Contato

Setor Comercial Sul (SCS), Quadra 2, Bloco B, Salas 701 e 702, Edifício Palácio do Comércio, Brasília-DF, CEP: 70318-900

 Tel.: (61) 3045-4334 / (61) 3045-4335/ (61) 99551-9141- Magna Helena (Secretária Executiva) / (61) 99288-8990 - Eduardo Alves

abema@abema.org.br

Menu