Sema retoma atividades da Comissão Estadual de Educação Ambiental

Foto materia Comeea 1024x684

Todos os órgãos presentes na reunião manifestaram interesse na retomada das atividades da Comissão Estadual de Educação Ambiental. Foto: Alexandre Cruz-Noronha/Sema

Com o objetivo de retomar as atividades da Comissão Estadual de Educação Ambiental (Comeea), a Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Acre (Sema) reuniu, nesta terça-feira, 20, na sede no órgão, em Rio Branco, as instituições que faziam parte da antiga composição, para manifestação de interesse

A secretária do Meio Ambiente, Julie Messias, reforçou que a educação ambiental é um pilar fundamental para o desenvolvimento sustentável, ressaltando a importância da comissão para difundir conhecimento às comunidades.

“Ao integrar práticas educacionais que promovam a conscientização ambiental, contribuímos para a construção de uma sociedade mais responsável e comprometida com a agenda ambiental, possibilitando, de maneira adequada, ações coordenadas entre governo, instituições educacionais e sociedade civil. Isso propicia um impacto mais expressivo na formação de uma sociedade comprometida com a sustentabilidade”, afirmou.

Para permitir o diálogo entre os diversos setores da sociedade e a efetiva implementação da Política de Educação Ambiental, o país possui comissões interinstitucionais de educação ambiental (Cieas), que têm atribuições de planejar, coordenar, acompanhar e avaliar a execução dos trabalhos nos estados.

No Acre, a comissão recebe o nome de Comeea, sendo responsável pela elaboração de instrumentos de apoio à gestão, como o Plano Estadual de Educação Ambiental (PEA), tendo como referência a Política Nacional de Educação Ambiental (Pnea) e o Programa Nacional de Educação Ambiental (ProNEA).

O promotor de Justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional (Caop), Luis Henrique Rolim, afirmou que o Ministério Público do Acre (MPAC) tem interesse em permanecer na comissão.

“A importância da reativação da Comeea é indiscutível. Estamos retornando à comissão com essa reunião de boas-vindas, em que a maioria das instituições que estão inseridas optaram por continuar e trabalhar em conjunto, além de estar dando cumprimento ao que determina a legislação, as normativas. O principal é que se alcança uma educação ambiental com maior qualidade, maior quantidade e maior alcance”, afirmou.

A educação ambiental é uma ferramenta essencial para sensibilizar as populações, promovendo uma mentalidade sustentável e ecologicamente consciente.

O assessor pedagógico da Secretaria de Estado de Educação (SEE), Nei Dourado, destacou a importância da educação ambiental no sentido de ampliar conhecimento e transmitir informações às pessoas. “Para desenvolver uma educação ambiental realmente transformadora, precisamos de uma atuação conjunta. Educação ambiental não se faz sozinho, é preciso apoio, suporte de várias instituições e órgãos, para que possamos atingir nossos objetivos. Precisamos cuidar do nosso meio ambiente e a melhor forma é por meio da educação ambiental”, disse.

Além da Sema, da SEE e do MPAC, manifestaram interesse no andamento das atividades as secretarias de Estado de Saúde (Sesacre) e de Turismo (Sete), o Instituto de Meio Ambiente (Imac), o Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação de Serviços Ambientais (IMC), o Departamento de Estradas de Rodagens do Acre (Deracre) e a Universidade Federal do Acre (Ufac).

EDUCACAO AMBIENTAL 1024x684

Ações da educação ambiental no Acre em 2023. Foto: Alexandre Cruz-Noronha/Sema

Educação ambiental em números

As atividades de educação ambiental, realizadas pelas equipes da Sema e do Imac atingiram, diretamente, 6,5 mil pessoas no ano de 2023. Foram feitas ações em 12 municípios do estado, nas cinco regionais. Ao total, houve 23 participações em eventos, feiras e oficinas, além de atividades de capacitação com produtores rurais, reuniões de alinhamento institucional entre equipes, 24 instituições de ensino e escolas alcançadas e mais de 50 exibições do Cine Verde, que apresentou filmes e documentários informativos e de conscientização sobre a temática.

 

Fonte: https://sema.ac.gov.br/sema-retoma-atividades-da-comissao-estadual-de-educacao-ambiental/


Imprimir   Email