Governo do Tocantins lança projeto Sementinhas do Cerrado com objetivo de promover a consciência ambiental de estudantes

366987

Durante a edição do projeto na Escola Estadual Rural Entre Rios, autoridades e estudantes realizaram o plantio de mudas do Cerrado - Foto: Walker Ribeiro/Governo do Tocantins

Lançado com primeira edição na Escola Estadual Rural Entre Rios, em Buritirana, Palmas, projeto pretende alcançar 300 estudantes do ensino médio e fundamental em escolas estaduais de seis municípios incluindo comunidades da área rural, indígena e quilombola

O Governo do Tocantins lançou nesta quarta-feira, 28, por intermédio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), o Projeto Sementinhas do Cerrado. O lançamento realizado na Escola Estadual Rural Entre Rios, localizada no distrito de Buritirana, em Palmas, contou com a presença de autoridades estaduais, municipais, moradores da comunidade, além dos pais e dos estudantes da unidade de ensino. O projeto tem o objetivo de promover conhecimento e conscientização a respeito do meio ambiente, consumo consciente e sustentabilidade, para incentivo à prática de ações de preservação e desenvolvimento sustentável.

Durante o evento foi apresentado o viveiro com capacidade para produção de 10 mil mudas/ano de espécies nativas do cerrado e frutíferas implantado pela Semarh na unidade de ensino. Na ocasião, também foi realizado um plantio simbólico de mudas, além de atividades como pinturas faciais nas crianças, entrega de cartilhas, sementes e mudas para o plantio, além de exposições dos processos de artesanato, compostagem e seleção de resíduos.

O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcello Lelis, ressaltou que “levar conhecimento, promover a conscientização dos jovens sobre o quanto é importante cuidarmos e vivermos em harmonia com o meio ambiente é um dos objetivos do projeto Sementinhas do Cerrado e todos nós temos esse compromisso. Precisamos mudar as pessoas para mudar o mundo. Com a educação ambiental a partir da infância, essas crianças serão adultos com um olhar diferenciado, pois vão entender a importância das árvores, das águas e dos animais para a vida de todos”, pontuou.

A diretora da Escola Rural na Comunidade Entre Rios em Buritirana, Andrea Pereira da Silva Costa, afirmou que “o projeto Sementinhas do Cerrado vem fortalecer as ações desenvolvidas na unidade de ensino que são voltadas para a preservação ambiental. Aproveito a ocasião para compartilhar que nossa escola recebeu um prêmio ‘A escola que transforma com o empreendedorismo e sustentabilidade’ e, portanto, podemos sim, através da educação, transformar vidas”.

O presidente do Instituto Natureza do Tocantins, Renato Jayme, falou diretamente com as crianças. “Vocês são o futuro do Tocantins, por isso é importante que aprendam o quanto é essencial a preservação do meio ambiente e levem esse conhecimento para casa, falem para seu pai, para sua mãe e familiares sobre o que aprenderam hoje, vocês junto com a escola e os parceiros desse projeto são um exemplo para o estado inteiro”, enfatizou.

Representando o comandante do Batalhão de Polícia Militar Ambiental Tenente Coronel QOPM Geraldo Magela Azevedo Silva Júnior, o Major Jair Moraes, destacou a emoção de ver nascer o projeto Sementinhas do Cerrado e contou que, em uma experiência semelhante, viu o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à VIolência - Proerd  ser iniciado com um pequeno grupo de alunos que cresceu muito e nesse sentido, “as árvores que vocês vão plantar, as palestras que vão participar e os ensinamentos que vão receber, vocês serão os multiplicadores desse conhecimento, vão levar esse conhecimento para as pessoas do seu dia a dia e juntos seremos responsáveis pelo meio ambiente e pelo sucesso desse projeto”.

Representando a secretária dos Povos Originários e Tradicionais, Narubia Werreria, a secretária Executiva, Cristiane Freitas, elogiou os estudantes e falou da felicidade de participar do lançamento do projeto. Em seguida, Cristiane Freitas falou do papel do órgão nos cuidados com os povos indígenas, comunidades quilombolas e povos tradicionais e do quanto as árvores são importantes para a qualidade de vida, geração de renda e sustentabilidade dessa população.

A secretária Executiva da Semarh, Mônica Avelino Arrais, agradeceu o empenho de todos e acrescentou que, “hoje, vocês estudantes e a Escola Rural Entre Rios são os protagonistas, os atores principais desse evento, as sementinhas que vão crescer no futuro, por isso é importante participar e aprender os conhecimentos que serão compartilhados, para amanhã saber a importância e o que fazer para preservar a nossa fauna, flora e recursos naturais”.

A diretora de Educação Ambiental para Sustentabilidade da Semarh, Erliette Gadotti, disse que esse projeto é uma ferramenta estratégica de iniciativa da primeira-dama do Estado, Karynne Sotero, para o trabalho de educação ambiental junto aos estudantes do ensino médio e fundamental, com vistas na preservação do meio ambiente como um todo.

“As atividades têm foco no compartilhamento de conhecimentos, habilidades e no compromisso que nosso governador Wanderlei Barbosa tem com o meio ambiente, através de práticas que podem ser trabalhadas de forma individual e coletiva. As equipes do projeto vão promover atividades de conscientização e incentivar ações que promovam o interesse dos nossos alunos com os cuidados e melhoria do meio ambiente desde a infância, inicialmente em seis municípios”, concluiu Erliette Gadotti.

O vereador Marilon Barbosa expressou sua paixão por projetos que envolvem o homem do campo, pois reconhece a importância dos recursos naturais, da fauna e da flora para a vida na área rural e afirmou que, “é preciso oferecer incentivo de estrutura para o desenvolvimento de projetos como o Sementinhas do Cerrado, pois visa a preservação ambiental, o que é muito importante para o crescimento econômico do estado a partir de uma produção sustentável, além de valorizar o trabalho de fiscalização, que contribui muito para a preservação do nosso meio ambiente. Portanto, é importante estarmos juntos abraçando essa responsabilidade”.

A programação contou ainda com a apresentação do processo de taxidermia (antigo processo de preencher animal morto com palha a fim de conservar-lhe as características) e stands onde ocorreram apresentações de mini palestras para os alunos, com abordagem sobre a coleta seletiva de resíduos sólidos com a Semarh, processo de compostagem com o Naturatins, reciclagem em vidros com Victor e cuidados orientados através do Foco no Fogo com o BPMA/Semarh.

Projeto Sementinhas

O Projeto Sementinhas do Cerrado é uma ação da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, que tem como objetivo maximizar a consciência ambiental dos estudantes, visando desenvolver uma consciente preocupação com o ambiente e com os problemas que lhe são associados.

Com o formato de visitas in loco nas escolas pré-selecionadas, o projeto tem a meta de levar educação ambiental para 300 estudantes, incluindo também escolas indígenas e quilombolas. As equipes vão percorrer seis municípios do Tocantins, no ano letivo de 2024 e serão realizados encontros semestrais. Nesta edição, serão contempladas as cidades de Palmas, Itacajá, Tocantinópolis, Almas, Lagoa da Confusão e Tocantínia, podendo ocorrer alteração. No segundo semestre, serão realizadas as visitas de monitoramento das atividades desenvolvidas nas escolas dos municípios contemplados.

Integrantes parceiros

Além da Semarh, neste projeto, o Governo do Tocantins conta com a colaboração do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais do Tocantins (Sepot).

366975

O presidente do Naturatins, Renato Jayme, a secretária executiva da Sepot, Cristiane Freitas, o secretário da Semarh, Marcello Lelis, e a secretária executiva da Semarh, Mônica Avelino Arrais, durante a cerimônia de abertura do projeto - Jordana Capistrano/Governo do Tocantins

 

366978

Lançado nesta quarta-feira, 28, Sementinhas do Cerrado deve alcançar 300 estudantes de seis municípios - Walker Ribeiro/Governo do Tocantins

 

366979

Viveiro instalado na Escola Estadual Rural Entre Rios tem capacidade de produção de 10 mil mudas nativas do Cerrado por ano - Walker Ribeiro/Governo do Tocantins

 

366980

Parceiros do projeto, representantes do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) participaram da ação - Walker Ribeiro/Governo do Tocantins

 

Fonte: https://www.to.gov.br/semarh/noticias/governo-do-tocantins-lanca-projeto-sementinhas-do-cerrado-com-objetivo-de-promover-a-consciencia-ambiental-de-estudantes/6r6vlitpztrs


Imprimir   Email