Brasília Ambiental sedia 1ª reunião de emergências ambientais de 2024

ibram dff

Foto: Divulgação Brasília Ambiental/DF

Foi realizada na manhã desta quarta-feira (21), na sede do Brasília Ambiental, a primeira reunião ordinária de 2024 da Comissão Distrital do Plano Nacional de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais com Produtos Químicos Perigosos (CD-P2R2). O grupo, composto por vários órgãos, tem o objetivo de tornar mais eficaz e efetivo o breve retorno às ocorrências com produtos químicos.

A abertura do encontro contou com a participação do presidente do Instituto Brasília Ambiental, Rôney Nemer, que relembrou as simulações periódicas realizadas pelo comitê no Distrito Federal e destacou o relevante trabalho desempenhado.

“A população em geral não faz ideia da importância deste grupo para o DF. São vários órgãos trabalhando, de forma integrada e sincronizada, a fim de minimizar os danos em situações reais de acidentes envolvendo produtos perigosos, visando assim, zelar pela vida das pessoas”, frisou Nemer.

Entre as deliberações tratadas no encontro, a principal foi a aprovação do Plano de Atendimento à Emergência (PAE/DF), que define as ações que devem ser desencadeadas pelos órgãos, em caso de desastres.

“Demos um importante passo, pois este plano contém todas as diretrizes que cada um dos órgãos participantes da comissão deverão seguir ao serem demandados em eventos adversos com produtos perigosos no âmbito do Distrito Federal”, finaliza Ana Caroline Oliveira, representante do Brasília Ambiental, que é o órgão que faz a secretaria-executiva do CD-P2R2.

Participaram da reunião ordinária: a superintendente de Fiscalização Ambiental, Simone Moura; pela Diretoria de Emergências, Riscos e Monitoramento Ambiental (Direm) do Instituto, Ana Caroline Oliveira, e representantes do Grupamento de Proteção Ambiental do Corpo de Bombeiros Militar (Gpram/CBMDF); da Polícia Militar (PMDF); do Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob/SSP); da Defesa Civil; da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater); da Secretaria da Agricultura (Seagri); Secretaria de Saúde (SES); da Secretaria de Cultura (Secec), da Secretaria de Mobilidade (Semob), do Ministério Público, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) e da empresa Vibra Energia.

reuniao 21 2 24 P2R2

Foto: Divulgação Brasília Ambiental/DF

 

reuniao P2R2

Foto: Divulgação Brasília Ambiental/DF

 

Fonte: https://www.ibram.df.gov.br/brasilia-ambiental-sedia-1a-reuniao-de-emergencias-ambientais-de-2024/


Imprimir   Email