Dia Nacional das Reservas Particulares de Patrimônio Natural é celebrado nesta quarta-feira, 31

363705

Criação das RPPNs objetiva a proteção da biodiversidade - Foto: Walker Ribeiro - drone/Governo do Tocantins

RPPNs foram consagradas como Unidades de Conservação pela Lei 9.985/2000 e representam um compromisso de conservação voluntário

Em 31 de janeiro é celebrado o Dia Nacional das Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs), um marco que destaca o papel dessas áreas na preservação da biodiversidade. As RPPNs, consagradas como Unidades de Conservação pela Lei 9.985/2000, representam um compromisso voluntário dos proprietários em proteger ecossistemas, mesmo diante de eventuais mudanças de titularidade.

No Tocantins, a Catedral do Jalapão, localizada no município de São Félix, tornou-se RPPN em 2010 com o objetivo de promover a conservação ambiental, a percepção do patrimônio natural no Jalapão, a promoção de pesquisa científica e o turismo sustentável.

Ao todo, são oito RPPNs no Estado, sendo elas: RPPN Água Bonita, RPPN Bela Vista, RPPN Canguçu, RPPN Catedral do Jalapão, RPPN Fazenda Calixto, RPPN Fazenda Sonhada, RPPN Reserva Minnehaha e RPPN Sítio Ecológico Monte Santo. Informações sobre cada uma dessas unidades podem ser conferidas no site: http://gesto.to.gov.br/uc/.

O reconhecimento desses territórios privados como Unidade de Conservação trouxe uma nova perspectiva para a preservação da biodiversidade, o que permite que terras particulares desempenhem um papel ativo na conservação dos ecossistemas. Conforme o Decreto estadual nº 4.750/2013, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), auxilia no processo de criação de RPPNs.

Em conformidade com a legislação, a principal missão das RPPNs é assegurar a proteção da biodiversidade local. Os proprietários dessas áreas comprometem-se não apenas a preservar a flora e fauna, mas também a manter os processos ecológicos essenciais para a sustentabilidade dos ecossistemas. Mesmo diante de mudanças de propriedade, a condição de RPPN permanece, garantindo a continuidade do compromisso com a conservação.

363706

RPPN Catedral do Jalapão está localizada no município de São Félix - Walker Ribeiro/Governo do Tocantins

 

363707

Catedral do Jalapão é RPPN desde 2010 - Walker Ribeiro/Governo do Tocantins

 

Fonte: https://www.to.gov.br/naturatins/noticias/dia-nacional-das-reservas-particulares-de-patrimonio-natural-e-celebrado-nesta-quarta-feira-31/82fgk4by30n


Imprimir   Email