Com crescente aumento de visitantes, Parque Estadual do Jalapão intensifica ações de manejo

Trabalho de manejo busca preservar e conservar a riqueza ambiental dessa importante Unidade de Conservação do Instituto Natureza do Tocantins

Consolidado como roteiro ecoturístico, as Dunas do Parque Estadual do Jalapão (PEJ), na região Leste do Tocantins, receberam de janeiro a junho deste ano 24.123 visitantes, 1.100 pessoas a mais que no mesmo período do ano passado. Outro atrativo bastante visitado foi a Serra do Espírito Santo, com 1.718 agendamentos no primeiro semestre.

A expectativa do gerente das Unidades de Conservação, Rodrigo Sávio de Carvalho Soares, é de que o número de turistas deste ano supere 2022, quando 47 mil pessoas passaram pelo Parque. Cabe ressaltar que em 2021, passaram pelo PEJ mais de 59 mil turistas.

O gerente observa que à medida que a visitação no PEJ aumenta, as ações de manejo realizadas pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) são intensificadas.  “Mais que um atrativo turístico, a riqueza da fauna e flora do Parque Estadual do Jalapão é objeto de pesquisas e recebe por parte do Instituto cuidados como rondas periódicas das equipes de guarda-parque e brigadistas, além da prevenção a incêndios florestais por meio do Manejo Integrado do Fogo (MIF).

Rodrigo Sávio ressalta que as ações desenvolvidas pelo Naturatins no Parque Estadual do Jalapão buscam preservar e conservar. Ele reforça, contudo, que o órgão ambiental não trabalha sozinho e que conta com o trabalho parceiro da comunidade local, dos guias turísticos, das empresas de turismo que atuam na região, dos condutores locais, e dos próprios visitantes. “Todos têm sua parcela de responsabilidade na tarefa de manter a segurança ambiental do PEJ”.

Licenças

A atuação de guias, condutores locais e empresas de turismo na área do Parque Estadual do Jalapão é regulamentada. Rodrigo Sávio informa que todos estes atores devem ser licenciados, conforme a Instrução Normativa (IN) nº 04, de 26 de maio de 2022, que estabelece os procedimentos para emissão da Autorização para Realização de Atividade de Uso Público referente à prestação de serviços de condução de visitantes nas Unidades de Proteção Integral e nas Áreas Públicas das demais Unidades de Conservação do Estado do Tocantins.

Para obter a licença, basta entrar no Sistema Integrado de Gestão Ambiental (Sigam), disponível no site do Naturatins (naturatins.to.gov.br) e atender os critérios definidos na IN n° 04.

Critérios

A entrada no Parque Estadual do Jalapão é permitida somente para a pessoa que estiver acompanhada de um guia ou de um condutor local e autorizada por meio de um voucher emitido pela administração do PEJ. “É dessa forma que o Parque realiza o controle diário de pessoas e faz o manejo de visitação.

Para melhor apreciar a beleza dos atrativos naturais, as visitas são feitas em horários definidos. Nas Dunas, de 7 às 11 horas e das 14 às 17h30. Na Serra do Espírito Santo, das 4 às 11 horas.

341001

No caminho das Dunas, outras belezas encantam os visitantes - Washington Luiz/Governo do Tocantins

 

341002

Todo visitante do Parque Estadual do Jalapão deve ser acompanhado por um guia ou condutor local - Washington Luiz/Governo do Tocantins

 

341003

Visitas às Dunas devem ser agendadas nos horários de 7 às 11 horas e das 14 às 17h30 - Washington Luiz/Governo do Tocantins

 

341004

Na Serra do Espírito Santo, as visitas são realizadas das 4 às 11 horas - James Possap/Divulgação

 

341005

Serra do Espírito Santo é outro atrativo bastante visitado - Aline Vilarinho/Naturatins

 

Fonte: https://www.to.gov.br/naturatins/noticias/com-crescente-aumento-de-visitantes-parque-estadual-do-jalapao-intensifica-acoes-de-manejo/m2cwg4w3guy


Imprimir   Email