Acampamento Verde da Sedam promove ações para prevenção às Queimadas no Distrito de Calama

Visando minimizar o número de focos de queimadas degradantes ao meio ambiente e a saúde pública, o Governo do Estado de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – Sedam, realizou nesta sexta-feira (28) no Distrito de Calama, no Baixo Madeira, o Projeto Acampamento Verde. A ação  atende às orientações do Plano de Gestão Ambiental de Prevenção e Combate às Queimadas e Incêndios Florestais, que com atividades educativas incentivam os cuidados com a preservação e fora realizada por técnicos da Coordenação de Educação Ambiental – Ceam, em parceria com o Barco Saúde de um  Centro Universitário de Porto Velho.

O Acampamento Verde é uma ação prevista para ser desenvolvida de forma integrada com os municípios e outros parceiros, visando implementar uma atuação ajustada e articulada entre órgãos e instituições que atuam no âmbito da gestão das políticas públicas de desenvolvimento socioambiental, envolvendo atividades de educação ambiental, intervenção e mobilização social e comunitária de prevenção e combate às queimadas, controle e fiscalização.

Segundo o gerente de Desenvolvimento das Políticas Públicas na Educação Ambiental, Leandro Almeida, a ação tem por objetivo combater o número alarmante de focos de queimadas.

“Durante a sensibilização do Acampamento Verde em Calama, enfatizamos os riscos à saúde e incentivamos os cuidados com a preservação, buscando refletir sobre a ação humana no meio ambiente. Para isso realizamos junto à comunidade local doação de mudas, plantio em espaços públicos, capacitação da população quanto ao plantio adequado e a busca ativa, visando levar informação ao maior número de pessoas”, concluiu Leandro.

acampamento verde acoes calama 01.08.23 leandro almeida 570x297

Durante a sensibilização são enfatizados os cuidados com a preservação / Foto: Leandro Almeida

 

Fonte: https://rondonia.ro.gov.br/acampamento-verde-da-sedam-promove-acoes-para-prevencao-as-queimadas-no-distrito-de-calama/


Imprimir   Email