Governo do Tocantins lança os projetos Praia Consciente e Praia Acessível 2023

Expectativa desta edição é superar a meta de praias visitadas, além de manter um exemplar de cadeira anfíbia em três praias da capital e uma itinerante

O Governo do Tocantins, por intermédio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), lançou nesta sexta-feira, 14, os projetos Praia Consciente e o Praia Acessível 2023, na Graciosa em Palmas. As ações devem se estender até meados de agosto.

O projeto Praia Consciente tem o propósito de executar ações de educação ambiental com a comunidade local e os usuários (comerciantes, barqueiros e turistas) da praia para promover o envolvimento de todos na conservação do meio ambiente, através da manutenção dessas áreas de lazer. Neste ano, a expectativa é superar a meta de praias percorridas no ano passado, com a sensibilização da limpeza da faixa de areia e dos rios.

Durante a ação, serão dadas orientações sobre o descarte adequado e distribuídos recipientes para acondicionamento do lixo produzido. Algumas praias já estão confirmadas para receber a ação, entre elas, as praias de Pedro Afonso, Rio Sono, Caseara, Araguacema, Peixe, Funil, Porto Real, Segredo e Miranorte.

Com o projeto Praia Acessível, o objetivo é oferecer acessibilidade às pessoas com necessidades especiais por meio das cadeiras anfíbias, que permitem o deslocamento terrestre e aquático dos visitantes e dos turistas cadeirantes. Nesta edição, esse projeto ampliará a acessibilidade de frequentadores e turistas cadeirantes, com um exemplar da cadeira anfíbia, em três praias (do Prata e do Caju, em Palmas; e de Luzimangues, distrito de Porto Nacional), além da unidade itinerante que vai acompanhar a equipe do projeto.

As unidades de cadeiras anfíbias que ficarão permanentes nas praias sob os cuidados da equipe do Corpo de Bombeiros, estarão disponíveis ao público cadeirante aos finais de semana, no intervalo das 10 às 14 horas, até o encerramento da temporada de praia oficial. O cadeirante deverá se apresentar com um ou dois acompanhantes, que serão os responsáveis pela assistência durante o deslocamento na areia, pelo apoio na água e ao longo da trajetória de retorno para devolução da cadeira flutuante. Na retirada, deverá ser assinado um termo de responsabilidade que permitirá o uso e a permanência com a cadeira; durante o prazo estipulado, para possibilitar o atendimento de todos, conforme a demanda.

Representando o titular da Semarh, Marcello Lelis, a diretora de Educação Ambiental para a Sustentabilidade, Erliete Gadotti, destacou os avanços e as metas dos projetos que, em 2022, alcançaram 19 praias, e pontuou que, neste ano, a meta é superar esse número. A diretora enfatizou que, “com a sensibilização, a intenção do projeto Praia Consciente é contribuir com os esforços para evitar a contaminação do solo [areia da praia] e da água [dos rios], causados pelo descarte inadequado dos resíduos gerados durante a temporada”.

Em relação ao projeto Praia Acessível, a diretora Erliette Gadotti recordou que, “no ano passado, houve a edição tido como piloto em que foram levadas duas cadeiras anfíbias às praias visitadas pela equipe. A experiência dos frequentadores e dos turistas cadeirantes foi muito positiva e a novidade desta edição é a ampliação das cadeiras anfíbias, o que vai possibilitar a disponibilização de um exemplar permanente em três praias, além da unidade itinerante que irá percorrer as praias visitadas no Estado. Há a possibilidade da chegada de mais unidades dessas cadeiras ao longo da temporada”.

A deputada Estadual Claudia Lelis prestigiou o evento e falou da satisfação em contribuir com a ampliação de exemplares da cadeira anfíbia, o que permite uma maior acessibilidade aos cadeirantes, proporcionando a eles mais lazer nas praias.

Claudia Lelis parabenizou a Semarh, o secretário Marcello Lelis e a secretária-executiva Karynne Sotero, ressaltando a importância dos parceiros que unem forças ao empenho do Governo do Estado no apoio de iniciativas que incentivam a acessibilidade e reforçam a importância da conscientização em relação à limpeza das praias. “Um trabalho com o envolvimento de todos, contribuindo para a conservação do meio ambiente e para o desenvolvimento do turismo sustentável, que movimenta a economia com oportunidade de emprego e geração de renda para população em vários setores”, destacou.

O secretário de Estado do Turismo, Hercy Filho, afirmou que os avanços e os resultados alcançados são reflexos de um trabalho fundamental e persistente das equipes, que vem conquistando, cada vez mais, o reconhecimento e o apoio da população. Hercy Filho reiterou o esforço do Governo e dos parceiros que abraçam todas as questões que unem a preservação do meio ambiente e o turismo sustentável, sendo essa a alternativa capaz de proporcionar o bem-estar, o lazer e o movimento da economia local, de forma que garanta essa oportunidade também para gerações futuras.

Representando o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Carlos Eduardo de Souza Farias, o comandante operacional, coronel Guimarães Filho, pontuou a satisfação de participar dos projetos, tendo em vista que as equipes da corporação atuam desde a preparação para o início da temporada de praia, com o objetivo de receber turistas e visitantes sempre da melhor maneira possível. Coronel Guimarães agradeceu a confiança que o comando recebe de contribuir com a disponibilização das cadeiras nas praias e que vão proporcionar a acessibilidade dos frequentadores cadeirantes.

Representando o Conselho da Pessoa com Deficiência e o secretário de Estado da Cidadania e Justiça, Deusiano Amorim; o superintendente de Direitos Humanos e Políticas sobre Drogas, Jessé Nascimento; pontuou que o Governo do Estado teve um diferencial na sensibilidade e no olhar para as políticas públicas. Jessé Nascimento frisou que de nada adianta o Estado dispor de benefícios, se não puder chegar a todos e que esse exemplo (projeto Praia Acessível) de propiciar que as pessoas com deficiência tenham acesso e possam usufruir das belezas naturais e das praias é um reparo histórico que o Estado fez com as pessoas que necessitam dos direitos humanos, na questão da deficiência.

A presidente da Associação dos Pais e Amigos dos Deficientes (Apae), Vilma Maria destacou, “estou muito contente com a acessibilidade que passa a ser dada para as crianças, os jovens e os adultos cadeirantes nas praias da Capital”. A presidente da Associação relatou que, no Estado, existem mais de 100 alunos da Apae, entre criança, adolescentes e adultos que são cadeirantes e os pais têm dificuldade de lhes proporcionar o lazer devido às limitações de locomoção; por esse motivo, se sente muito grata ao secretário Marcello Lelis e a todos os envolvidos por estarem dando essa oportunidade às pessoas com deficiência.

Visitantes Cadeirantes

O subtenente do Corpo de Bombeiros, Pedro Henrique, estava acompanhando a jovem Ana Cecília, turista cadeirante de 18 anos, que é estudante e veio de Brasília para visitar a família e desfrutar de momentos de lazer na praia da Graciosa. Para o subtenente Pedro Henrique, o projeto das cadeiras anfíbias é extremamente importante, porque traz acessibilidade para os turistas que vêm visitar a cidade e têm a necessidade especial de apoio para aproveitar os momentos de lazer. O subtenente falou que Ana Cecília estava empolgada, ansiosa pelo passeio e que ela gosta muito de estar junto com a família. A jovem sinalizou que, agora, quer voltar mais vezes, com um sorriso irradiante.

Os alunos cadeirantes da Apae, Antônio Henrique, de 26 anos, filho da senhora Leonice; e o Tales Vinícius, de 20 anos, filho da senhora Denildes Monteiro, também tiveram pela primeira vez a oportunidade de desfrutar do lazer na praia com a cadeira anfíbia. A senhora Denildes Monteiro, moradora do setor Aureny III, afirmou que o filho estava sorrindo, muito feliz e, agora, ela se sente motivada a voltar à praia. Denildes Monteiro contou ainda que o filho tem outros colegas cadeirantes e que não vê a hora de falar para as outras mães sobre essa oportunidade de lazer.

Participantes

O evento de lançamento da edição 2023 dos projetos contou com a presença de representantes da Marinha do Brasil; da Secretaria de Patrimônio da União; da Assembleia Legislativa; da Secretaria de Estado do Turismo; Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça; do Instituto Natureza do Tocantins; do Corpo de Bombeiros; do Batalhão da Polícia Militar Ambiental; da BRK Ambiental; da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais; e do Conselho da Pessoa com Deficiência, além da turista e dos alunos cadeirantes da Apae, parentes, amigos e familiares.

3 Na Capital as praias do Prata Caju e Luzimangues terao a cadeira anfibia aos finais de semana ate o fim da temporada Foto Fernando Alves Governo do Tocantins

Preservação do meio ambiente com praia limpa, turismo sustentável e acessibilidade de cadeirantes são focos dos projetos - Fernando Alves/Governo do Tocantins

 

4 A deputada Estadual Claudia Lelis falou da satisfacao em contribuir com a ampliacao de exemplares da cadeira anfibia para os cadeirantes Foto Fernando Alves Governo do Tocantins

A deputada estadual Claudia Lelis falou da satisfação em contribuir com a ampliação de exemplares da cadeira anfíbia para os cadeirantes - Fernando Alves/Governo do Tocantins

 

5 Os projetos Praia Consciente e Praia Acessivel lancados nesta sexta feira 14 se estendem ate meados de agosto Foto Fernando Alves Governo do Tocantins

Os projetos serão ampliados e a acessibilidade da cadeira anfíbia será disponibilizada para todo o Estado - Fernando Alves/Governo do Tocantins

 

6 Turista de Brasilia e alunos da APAE cadeirantes experimentam pela primeira vez o acesso a agua com a cadeira anfibia Foto Fernando Alves Governo do Tocantins

Turista de Brasília e alunos da Apae cadeirantes experimentam, pela primeira vez, o acesso à água com a cadeira anfíbia - Fernando Alves/Governo do Tocantins

 

7 Os avancos e resultados foram atribuidos ao trabalho fundamental das equipes o esforco do Governo e dos parceiros Foto Fernando Alves Governo do Tocantins

Os avanços e os resultados foram atribuídos ao trabalho fundamental das equipes, bem como ao esforço do Governo e dos parceiros - Fernando Alves/Governo do Tocantins

 

Fonte: https://www.to.gov.br/secom/noticias/governo-do-tocantins-lanca-os-projetos-praia-consciente-e-praia-acessivel-2023/6xjiefjzkrmy


Imprimir   Email