Mauren Lazzaretti é reeleita para presidência da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente

Secretária destaca os avanços e o protagonismo atual dos Estados na pauta climática brasileira

A Secretária de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso, Mauren Lazzaretti, foi reeleita como presidente da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema) durante assembleia geral, realizada em Brasília, nesta quarta-feira (19.07). O objetivo é a continuidade da atuação dos órgãos estaduais nas políticas públicas ambientais.

"Nos últimos anos, a Abema fortaleceu a sua atuação nos temas mais relevantes para o país, como as mudanças climáticas, o combate ao desmatamento, a lei geral do licenciamento, além de fomentar a participação ativa dos Estados nas atividades da Associação. Estamos cada dia mais unidos para defender soluções para o meio ambiente", afirmou a secretária.

Ela destaca ainda a entrega da nova sede da Abema, que passa a contar com uma estrutura mais ampla e adequada para acolher os gestores ambientais em reuniões, e serve como um escritório coworking de apoio aos que estiverem na capital federal. O local foi inaugurado no dia 18 de julho.

"É um momento histórico. Nossa nova estrutura foi pensada e projetada nos mínimos detalhes para sediar encontros importantes para o avanço das atividades da Abema. Temos agora uma sede moderna, bem localizada, e economizando recursos", avaliou.

O vice-presidente executivo, secretário de Estado de Meio Ambiente do Amazonas, Eduardo Taveira, fala da importância da Associação, que hoje tem maior representatividade nos espaços de decisão.

"A Abema está passando por um processo de amadurecimento.  É importante destacar a ampla participação dos secretários e diretores de entidades, que estão cada vez mais presentes nos debates de forma política, não partidária, trazendo avanços importantes para nós, que aplicamos 90% das políticas públicas ambientais no país", afirmou Taveira.

O presidente do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema-RN), Leonlene de Sousa Aguiar, falou sobre a importância das reuniões ordinárias serem itinerantes, sendo cada reunião sediada em um estado diferente. Além de conhecer novas realidades de outros biomas, foi possível estreitar laços com os outros gestores.

"Foi muito bom participar desta gestão. A Abema se fortalece muito a partir das experiências dos Estados. Tivemos um grande avanço com a criação das câmaras técnicas e grupos de trabalho, o que possibilitou parceiros além da Abema, como a ABNT", avalia o presidente do RN.

A diretoria eleita terá mandato de dois anos e tem representantes de todas as regiões brasileiras. A Abema é uma entidade sem fins lucrativos que reúne 26 secretarias de Estado e 22 autarquias e fundações.

Veja a diretoria eleita:

 

Conselho diretor

Presidente: Mauren Lazzaretti - Centro-Oeste

Vice-presidente executivo: Eduardo Costa Taveira - Norte

Secretário-geral: Marjorie Kauffmann - Sul

1º secretário: Isis Rafaela Rodrigues da Silva - Nordeste

2º secretário: Thomaz Miazaki de Toledo - Sudeste

 

Vice-presidências regionais

Região Norte: Marcelo de Lima Lelis

Região Nordeste: Gino César Meneses Paiva

Região Centro-Oeste: Andrea Vulcanis

Região Sudeste: Valdemar Bernardo Jorge

Região Sul: Felipe Rigoni Lopes

 

Coordenação por Bioma

Cerrado: Eduardo Mendonça Sodré Martins - Nordeste

Mata Atlântica: Sheila Maria Martins Orben Meirelles - Sul

Amazônico: Glicério Marcos Fernandes Pereira - Norte

Caatinga: Daniel Carvalho Oliveira Valente -Nordeste

 

Conselho Fiscal

Titular: Vilma Maria Freire dos Anjos - CE

Titular: Leonlene de Souza Aguiar - RN

Titular: Marco Antônio Ribeiro de Menezes Lagos - RO

Suplente: Ana Luiza Gonçalves Ferreira da Silva - PE

Suplente: Renato Teixeira Brandão - MG

Suplente: Philippe Campelo Costa Brondi da Silva - RJ

IMG 1548

SEMA-MT

 

Fonte: https://www.secom.mt.gov.br/w/mauren-lazzaretti-%C3%A9-reeleita-para-presid%C3%AAncia-da-associa%C3%A7%C3%A3o-brasileira-de-entidades-estaduais-de-meio-ambiente


Imprimir   Email