Descrição

O grupo de pesquisa REMINARE do Centro de Tecnologia Mineral organizará, entre os dias 9 e 11 de outubro de 2023 o evento comemorativo ao Dia Internacional dos Resíduos Eletroeletrônicos - VI IEWD e a sexta edição do Seminário Internacional dos Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos - VI SIREE. Este ano, será abordada como temática principal: “Resíduos eletroeletrônicos: novos caminhos para a transição energética e economia circular”.

A novidade este ano será a chamada de trabalhos técnico-científicos a partir da realização do VI SIREE. Os artigos apresentados e organizadores de workshop receberão certificados e os melhores trabalhos receberão premiação.

 

INFORMAÇÕES

 O SIREE - Seminário Internacional sobre Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos foi realizado em suas primeiras cinco edições em Recife-PE, organizado pelo Porto Digital em parceria com diferentes instituições. Pela primeira vez o evento está sendo realizado na cidade do Rio de Janeiro e organizado pelo Centro de Tecnologia Mineral (CETEM). Dentre os objetivos do evento estão:

Promover a difusão de conhecimento técnico, científico, político e de mercado sobre a gestão dos resíduos de equipamentos eletroeletrônicos (REEE);

Estimular parcerias, oportunidades de negócios e networking, contribuindo para o desenvolvimento comercial do setor;

Divulgar soluções de gestão e inovação para o mercado local, regional e nacional dos resíduos eletroeletrônicos;

Fortalecer a articulação entre os diferentes atores que compõem a cadeia de logística reversa dos resíduos de equipamentos eletroeletrônicos;

Criar oportunidades de novos modelos de negócio para recuperação de materiais baseados nos princípios da economia circular e mineração urbana.

O VI SIREE realizado em 2023 tem como tema:

“Resíduos eletroeletrônicos: novos caminhos para atransição energética e economia circular”.

 A transição energética depende fortemente do fornecimento de materiais estratégicos e críticos e está ameaçada pela incerteza da cadeia de suprimento, situação agravada pela pandemia e pela guerra. O uso dos estoques antropogênicos como fonte de matéria secundária é de fundamental importância para garantir a transição energética. Resíduos de equipamentos eletroeletrônicos contém significativa concentração destes minerais e por isso representam uma importante fonte alternativa de recursos. A gestão de tais recursos secundários enfrenta desafios e possibilita oportunidades para novos modelos de negócios baseados na economia circular.

O evento é voltado para representantes dos setores público e privado, cooperativas, associações, recicladores, Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC’s), entidades gestoras, empresas de logística reversa, ONGs, servidores públicos, pesquisadores, professores, estudantes universitários e de cursos técnicos.

 

DATAS IMPORTANTES

Início das submissões                                                                  30/05/2023

Encerramento das submissões                                                   Submissões encerradas

Divulgação dos resultados dos artigos submetidos                 Até 10/09/2023

Envio das apresentações (Pôster/Oral)                                      Até 30/09/2023 

Publicação dos anais do evento                                                 Até  31/10/2023


Data
09.10.2023 até 12.10.2023
Local
Auditório Prof. Roberto Villas-Bôas - Rio de Janeiro