Governo do Estado envia duas aeronaves para combate a incêndio no sul da Bahia - SEMA

O Governo do Estado atua no combate ao incêndio de grandes proporções que atinge a reserva indígena da Aldeia Velha, em Arraial D'Ajuda, distrito de Porto Seguro, no sul da Bahia. Por meio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), foram disponibilizadas duas aeronaves Air Tractor, do Programa Bahia Sem Fogo, para dar suporte aos mais de 20 bombeiros militares, que estão atuando diretamente para debelar o fogo, com o reforço e apoio de brigadistas do Prevfogo/Ibama, além de servidores do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), da Prefeitura de Porto Seguro e voluntários.

Os bombeiros militares utilizam no combate três pick ups, trator com retroescavadeiras, máquinas patrol e caminhão pipa, para abastecimento das bolsas costais. Ainda não há informações sobre as causas do incêndio e o tamanho da área atingida.

O fogo ocorre em área de charco aproximando-se de floresta característica da Mata Atlântica, com presença de fumaça densa. Com a dificuldade de acesso ao local, e avanço das chamas, foi constatada a necessidade de utilização de helicóptero - para deslocamento dos combatentes para os focos de incêndio; e de aeronaves estilo Air Tractor - para combate direto ao incêndio com o equipamento Bambi Bucket.

Bahia Sem Fogo - Criado em 2010 para tornar mais efetivas as ações de prevenção, combate e monitoramento a incêndios no estado, oferecendo infraestrutura e logística adequadas. O Bahia Sem Fogo é coordenado pela Sema, que integra e coordena o Comitê Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais da Bahia.

Canais de denúncia

A qualquer sinal de incêndio, a população deve ligar para o 193. As denúncias de queimadas ilegais e outros crimes ambientais podem ser feitas pelo telefone 0800 071 1400 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., diretamente nos balcões do Inema, na sede ou nas Unidades Regionais do órgão.

1615409419Predio

1615402281Casa

FONTE: http://www.meioambiente.ba.gov.br/2021/03/12148/Governo-do-Estado-envia-duas-aeronaves-para-combate-a-incendio-no-sul-da-Bahia.html

Imprimir