Nota de Pesar - Paulo Nogueira-Neto

15511387295c747fa90aa3a 1551138729 3x2 md

Paulo Nogueira Neto na posse de Bruno Covas na Sema/SP, em 2011 Foto: Leticia Moreira/Folhapress 

A Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema), lamenta o falecimento do ambientalista Paulo Nogueira Neto, e expressa suas condolências para toda a sua família. Ele morreu nesta segunda (25/02), aos 96 anos.

Nascido em 18 de abril de 1922, Paulo Nogueira Neto foi o principal responsável pela criação de estações ecológicas, meios importantes para multiplicar o conceito de preservação ambiental no Brasil e no mundo. Toda formação da política ambiental brasileira tem a atuação do biólogo paulistano que tinha como missão atuar em defesa da natureza.

Em 1959 ele se formou na Universidade de São Paulo (USP) em história natural (biologia), onde em 1963 defendeu sua tese de doutorado sobre arquiteturas de ninhos de abelhas. Começou a lecionar na mesma universidade em 1964, convidado pelo zoólogo Ernest Marcus, um dos fundadores da instituição, em 1934. Aposentou-se em 1992, mas continuou orientando teses de doutorado.

Dr. Paulo, como era conhecido, foi fundador da SOS Mata Atlântica, Associação dos Dirigentes Cristãos de Empresa (ADCE) e vice-presidente da WWF Brasil. Além disso, colaborou no Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), no Conselho do Meio Ambiente (Cades) da Prefeitura de São Paulo e no Conselho de Administração da Companhia Ambiental do estado (Cetesb). Nogueira-Neto também foi vice-presidente do International Bee Research Association e membro do Advisory Group do PP-G7.

Sua dedicação ao longo da carreira fez com que o ambientalista recebesse uma serie de homenagens. Em destaque está o Prêmio Paul Getty, láurea mundial no Campo de Conservação da Natureza, recebido com Maria Thereza Jorge Pádua, em 1981. Também foi eleito duas vezes vice-presidente do programa “O homem e a biosfera (MAB)”, da Unesco. Em 1983, alcançou o posto de presidente do programa.

Sabemos da dedicação de Dr. Paulo pelo trabalho, no qual deixa seu legado de respeito ao meio ambiente.

Aos familiares e amigos, deixamos nosso abraço sincero e os votos de que encontrem força necessária para a superação deste momento de dor.


Imprimir   Email