Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Caatinga realiza primeira reunião ordinária do ano - SEMA/CE

IMG 20210323 WA0057

O titular da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), Artur Bruno, abriu, na tarde desta segunda-feira (22/3), a primeira Reunião Ordinária do Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Caatinga (CERBC), 2021. Na pauta, o fechamento do calendário de reuniões do ano em curso, o Prêmio Joaquim Feitosa 2020 e 2021, e o Simpósio da Caatinga. O encontro virtual contou com a participação de integrantes do CRBC, técnicos da SEMA, convidados de instituições públicas e privadas, além de representantes da academia.

Outros temas de interesse do Comitê, entre eles a ampliação de unidades de conservação (UCs) e as listas de espécies da nossa fauna e flora. Para Bruno, são estratégicos. “É preciso pensar nesta agenda para suprir a carência de UCs no bioma”, disse. “E apoiar os esforços da Associação Caatinga no processo de criação da Área de Proteção Ambiental e Parque do Cânion”, completou. Também destacou o recente lançamento do Inventário da Fauna do Ceará e os estudos que estão sendo iniciados referentes à flora, lembrando o impacto positivo desse levantamento para o bioma.

Antes de deixar a reunião o Secretário reforçou o cumprimento da agenda de ações do Comitê. “Não podemos parar por causa da pandemia, é importante manter o calendário desse ano e realizar a entrega da Medalha Joaquim Feitosa”, ressaltou. Em 2020 não foi possível realizar a entrega do Prêmio, devido o isolamento social, já que toda a programação foi pensada no formato presencial. “Esse ano a solenidade será virtual e reconhecemos que temos pouco tempo e um calendário extenso para cumprir”, disse Viviane Monte, representante da SEMA, no CERBC. “Nós contamos muito com o seu apoio Secretário”, afirmou.

Na ocasião, Viviane lembrou as principais ações realizadas para a Semana da Caatinga 2020, como os vídeos produzidos com depoimentos de vários agraciados com a Medalha. “Com relação às novas UCs vamos discutir o tema com foco também, na ampliação de Postos Avançados da Reserva da Biosfera na Caatinga”, afirmou. Em seguida, o coordenador da reunião, Kelven Sousa, técnico da Coordenação de Biodiversidade (Cobio/SEMA) iniciou a apresentação da pauta referente às atividades que vão comemorar o Dia da Caatinga 2021, celebrado em 28 de abril.

Na data será entregue a Medalha Joaquim Feitos ao agraciado de 2020, Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Ceará (pessoa jurídica) e ao de 2021. Este ainda será indicado. A inscrição para a indicação ao Prêmio Ambientalista Joaquim Feitosa estará aberta no período de 29 de março a 9 de abril, e a reunião ordinária para analisar o histórico dos indicados será dia 15 de abril. “Todos os integrantes do Comitê concordaram com os critérios anteriormente adotados para a avaliação”, que será colocado em ata.
“Na escolha do agraciado, o CERBC, em reunião ordinária, analisa o histórico dos indicados de acordo com os seguintes critérios: prestação de relevantes serviços voltados à melhoria da qualidade da Caatinga; criação e implantação de projetos visando à recuperação e a conservação do Bioma; e /ou publicação de trabalhos científicos e literários na defesa e promoção do mesmo”, explicou Viviane.

A Comissão Especial de Avaliação, 2021, será composta por representantes da SEMA, do IBAMA, da Embrapa, da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e da Associação Caatinga. Comissão Especial. Como encaminhamento ficou decidido que será criado um grupo de watzap para facilitar a comunicação entre os membros do Comitê e outra reunião para definir a programação dentro da Semana da Caatinga 2021.

Prêmio Ambientalista Joaquim Feitosa

O Prêmio Ambientalista Joaquim Feitosa “destina-se a homenagear pessoas físicas ou jurídicas, públicas ou privadas, que no desempenho de suas ações tenham contribuído de forma relevante para o desenvolvimento sustentável do Bioma Caatinga”. A premiação é anual e, alternadamente, homenageia uma pessoa física e uma jurídica.

RBCA

O objetivo do CERBC é promover a conservação da biodiversidade, o desenvolvimento sustentável e o conhecimento científico do Bioma Caatinga. O Ceará foi pioneiro ao criar o primeiro Comitê Estadual da RBCA, por meio de decreto, em 2004 e a Portaria nº 98/A/2004 que nomeia os Conselheiros do Comitê. O órgão é um colegiado de apoio ao Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Caatinga, com caráter consultivo.

FONTE: https://www.sema.ce.gov.br/2021/03/23/comite-estadual-da-reserva-da-biosfera-da-caatinga-realiza-primeira-reuniao-ordinaria-do-ano/


Imprimir   Email