PROGRAMA DE DESPOLUIÇÃO DO RIO PINHEIROS É DESTAQUE NA ABERTURA DE EVENTO SOBRE O DIA MUNDIAL DA ÁGUA - SIMA/SP

Lançamento do sistema de monitoramento das obras, anunciado pelo secretário Marcos Penido, ressalta a importância da transparência do projeto

 

whatsapp image 2021 03 22 at 18.05.26

O lançamento do sistema de monitoramento das obras do programa “Novo Rio Pinheiros” foi um dos temas de destaque da abertura do 8º Seminário Internacional da Água – Água para mim, organizado pela AESabesp – Associação dos Engenheiros da Sabesp e a ASEC CETESB – Associação dos Engenheiros e Especialistas da CETESB e do Meio Ambiente.

Durante a abertura do webinar, que começou nesta segunda-feira(22) e terminará na terça-feira (23) o sistema foi apresentado pelo secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, que ressaltou a importância de a população acompanhar todos os detalhes do projeto que prevê a despoluição do rio por meio de um grande trabalho de saneamento básico que vai conectar mais de 500 mil imóveis à rede de esgoto de São Paulo.

Segundo Marcos Penido, “esse sistema de monitoramento permitirá acompanhar de maneira atualizada todos os serviços que estamos fazendo no Rio Pinheiros: saneamento básico, educação ambiental nas comunidades, desassoreamento, limpeza e a revitalização tão esperada pela população, onde uma parcela já foi concluída com a entrega da ciclovia, hoje frequentada por mais de 80 mil pessoas por mês”.

Penido relembrou também a importância da ação das empresas no projeto: “Nós estamos investindo só pela Sabesp mais de R$ 1,7 bilhão em contratos para a execução de coletores e unidades de recuperação. A EMAE vem trabalhando na revitalização e desassoreamento do rio, o DAEE no esforço do desassoreamento, com mais de 240 mil m³ de sedimentos já removidos, e a nossa secretaria fazendo toda a remoção do lixo superficial, até agora já foram retiradas mais de 28 mil toneladas desse lixo . Trabalho exemplar que mostra que com seriedade, com dedicação, é possível fazermos um trabalho que resgata a dignidade de uma cidade como são Paulo, dando o essencial, saneamento básico”, destacou o secretário.

Também presente no evento, o presidente da Sabesp, Benedito Braga acrescentou: “Hoje é dia de valorizar a água, dia de valorizar esse recurso natural fundamental a vida, as atividades econômicas e ao nosso meio ambiente. No âmbito do projeto do novo rio Pinheiros, nos já conectamos mais de 200 mil residências em áreas informais, lugares que ninguém nunca chegou para fazer esse serviço”,

Márcio Rea, presidente da EMAE, chamou atenção para a importância da preservação desse bem tão importante para a sobrevivência do nosso planeta.” A EMAE, utiliza da água em todos os seus processos produtivos e tem trabalhado nesses anos todos de sua existência para conservar e conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação desse bem. Queremos uma população cada vez mais engajada em lutas pela preservação, por isso um evento como esse tem um papel tão importante, juntos atingiremos o objetivo”.

No encerramento da primeira parte evento, a engenheira e presidente da AESabesp, Viviana Borges, contou um pouco sobre a iniciativa da entidade para a elaboração do Museu Água de São Paulo. “Projeto que já está em desenvolvimento, tem como principal objetivo promover o desenvolvimento sustentável no setor do saneamento ambiental e fazer com que as pessoas reflitam sobre o seu papel e sobre as condições necessárias para um mundo cada vez mais sustentável, onde todos ganham, além de incentivar a criatividade e o envolvimento da sociedade para a preservação e o uso racional da água. A cidade ganha um museu, a sociedade ganha consciência ambiental, engajamento e cidadania.”, conclui Viviana.

O objetivo do 8º Seminário Internacional da Água, além de celebrar a data, pretende renovar os conceitos, mostrar as variáveis na gestão em função do aumento da demanda ao acesso da água, distribuição e serviços, através da troca de experiências, informações e inovações abordando os avanços tecnológicos e metodologias de enfrentamento dos problemas ambientais, desenvolvidos e aprimorados pelo corpo técnico das instituições.

Fonte: https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/2021/03/programa-de-despoluicao-do-rio-pinheiros-e-destaque-na-abertura-de-evento-sobre-o-dia-mundial-da-agua/


Imprimir   Email