Uma semana inteira de programação especial para comemorar o Dia Mundial da Água - SEMAS/PE

Semana Da Agua Site

 

Uma série de atividades ambientais será promovida, desta segunda (22) até a sexta-feira (26), por meio de plataformas digitais. A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas/PE), em parceria com a Agência Ambiental CPRH, colocará no ar uma programação especial para comemorar o Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março. Haverá debates, webinário, exibição de vídeos, além de lançamentos de livro e audiolivro. A semana será aberta, na segunda, às 9h, com o anúncio de novas ações do Governo de Pernambuco para garantir a disponibilidade hídrica no Estado.

“A água é um bem essencial para a vida no planeta. Por isso, é tão importante garantir a disponibilidade dela em quantidade e qualidade suficiente para todos. Isso passa pela conservação das nossas nascentes, mananciais, matas ciliares, reflorestamento de áreas degradadas e também do uso sustentável da água. Queremos que as atividades sejam ponto de partida para uma verdadeira reflexão e mudança de comportamento nas pessoas, levando o tema para o cotidiano e fazendo a diferença no seu próprio espaço”, diz o secretário de Meio Ambiente de Pernambuco, José Bertotti.

Com transmissão simultaneamente nas redes sociais da Semas/PE, CPRH e dos parceiros da iniciativa, a programação conta com três bate-papos ao vivo. O primeiro é o webinário “Dia da Água – Uma abordagem sobre a bacia do Una: Reflexões e proposições quanto ao seu potencial socioeconômico e ambiental”, na quarta (24), às 10h. Participam da atividade o secretário da Semas, José Bertotti; o prefeito de São Bento do Una, Alexandre Batité; representante da Fundação Ipojuca, Joseriel Inácio da Silva; secretário de Desenvolvimento Rural, de São Bento do Una, Marthony Santana; e o poeta Expedito Valença.

Já na quinta (25), às 9h, acontece o debate “Perspectivas da Segurança Hídrica e o impacto na vida das mulheres no Semiárido”. Será um diálogo com representantes das organizações não governamentais: centro Sabiá, Fetape, Diaconia e Rede de Mulheres Produtoras do Pajeú. O último bate-papo ao vivo ocorre, na sexta (26), às 14h, junto com o Espaço Ciência. Trata-se do debate “Ambientes estuarinos em Pernambuco: o encontro das águas”, com a presença de Andréa Olinto, gerente de Política Costeira da Semas; Elba Borges, técnica Ambiental da CPRH; e José Lúcio Abissal, engenheiro de pesca do Espaço Ciência.

“É uma semana em que a nossa atenção está voltada, de forma especial, para os recursos hídricos. Mas, o tema faz parte do cotidiano da CPRH, tanto nas ações de fiscalização, do licenciamento, da educação ambiental e do monitoramento, como pode ser visto, por exemplo, na série de cinco vídeos que vamos divulgar ao longo desta Semana da Água. Sabe-se que sem água não há vida. Então, proteger e trabalhar em prol dos recursos hídricos é proteger a própria vida e a vida de cada ser”, frisou o presidente da CPRH, Djalma Paes.

Durante toda a semana, sempre às 15h, também será apresentada uma série de vídeos sobre monitoramento dos rios de Pernambuco, produzida pela CPRH. Destaque ainda para o Lançamento do audiolivro “Quem vai salvar o rio?”, na terça-feira (23), e do livro em forma de quadrinhos “Quero meu rio de volta”, dos autores Newton Antas e Edenia Amaral; na quinta (25), à tarde. A programação será transmitida pelos canais da Semas e CPRH no YouTube, Facebook e Instagram. Os diálogos ao vivo serão transmitidos apenas nas duas primeiras redes sociais.

Serviço

O que: Uma semana inteira de programação especial para comemorar o Dia Mundial da Água
Quando: 22 a 26 de março de 2021.
Onde:
Youtube/SemasPernambuco
Youtube/CPRH
Facebook/SemasPE
Facebook/CPRHPE
Instagram: @oficialsemaspe / @cprh.pe

Programação

22.03 (Segunda):

9h – Governo de Pernambuco lança projetos para garantir a disponibilidade hídrica no Estado.

15h – Vídeo – monitoramento dos rios de Pernambuco

23.03 (Terça):

12h – Lançamento – audiolivro “Quem vai salvar o rio?”

15h – Vídeo – Coleta de amostras de água

24.03 (Quarta):

10h – webinário – Uma abordagem sobre a bacia do Una: Reflexões e proposições quanto ao seu potencial socioeconômico e ambiental

15h – Vídeo – Análise laboratorial da água

25.03 (Quinta):

09h – debate – Perspectivas daSegurança Hídrica e o impacto na vida das mulheres no Semiárido do Brasil

12h – Lançamento – história em quadrinhos “Quero meu rio de volta”15h – Vídeo – Avaliação da qualidade da água

26.03 (Sexta):

10h – Vídeo de Meditação guiada – “meditando com a natureza”

14h – debate – Ambientes estuarinos em Pernambuco: o encontro das águas15h – Vídeo – Utilização dos dados de qualidade da água

FONTE: https://semas.pe.gov.br/uma-semana-inteira-de-programacao-especial-para-comemorar-o-dia-mundial-da-agua/

Imprimir