Naturatins destaca parcerias e plano para unidades de conservação no Comitê do Fogo - TOCANTINS

O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) participou do primeiro encontro do Comitê do Fogo, nesta quarta-feira, 17, em reunião virtual, e na oportunidade destacou a importância das parcerias, manutenção das equipes brigadistas, bem como do trabalho preventivo, sensibilização por meio da ampla divulgação, fiscalização e obtenção de dados para direcionamento da gestão do manejo do fogo nas Unidades de Conservação (UCs).

A Defesa Civil pontuou que as ações positivas de combate aos incêndios florestais realizadas em 2020 serão melhoradas e reaplicadas no Tocantins, este ano. A afirmação é do Comitê do Fogo, que iniciou as atividades de 2021, com a reunião para tratar sobre o tema e avaliar as ações que mais deram certo no ano passado.

“Entendemos que o ano passado foi muito positivo em termos de resultados no combate ao fogo. Este ano, a proposta é aprimorar ainda mais algumas ações, a exemplo do aceiro negro, que era apenas um plano piloto no trecho entre Palmas e Lajeado”, adiantou o tenente-coronel Erisvaldo Alves, coordenador-adjunto da Defesa Civil Estadual, que coordena o Comitê do Fogo.

O presidente do Naturatins, Renato Jayme, acompanhou as explanações no Comitê. E após a reunião reiterou que “o Naturatins propõe a continuidade das parcerias e vamos manter nossos brigadistas, o uso dos recursos tecnológicos e as equipes de fiscalização. Como aponta o relatório da Defesa Civil, a estratégia adotada nos permitiu manter a média de resultados positivos em relação às Unidades de Conservação”, destacou Renato Jayme, presidente do Naturatins.

“Neste ano, estamos formando um grupo de trabalho para discutir a aplicação de fogo, com a queima prescrita, nas UCs estaduais e estudar uma proposta de viabilidade de pesquisa sobre o comportamento do fogo, entre outros aspectos, uma vez que, os dados serão informações significativas para gestão do manejo e demais atividades, conforme o bioma e o comportamento do clima local. Então, além do Naturatins, já convidamos uma representação quilombola [Coordenação Estadual das Comunidades Quilombolas do Tocantins - COEQTO], o MPE [Ministério Público Estadual], o ICMBio [Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade], o CEMAF [Centro de Monitoramento Ambiental e Manejo do Fogo] e a Defesa Civil Estadual, para compor o grupo”, adiantou Warley Rodrigues.

“O trabalho de conscientização é muito importante antes do período crítico de estiagem. Deixo a sugestão de reforço na distribuição do material oficial, aos órgãos integrantes do Comitê, para que possamos contribuir com a ampla divulgação da mensagem que precisa chegar à população”, reiterou Eliandro Gualberto, diretor de Proteção e Qualidade Ambiental do Instituto.

Durante a reunião, a Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto), se colocou à disposição para colaborar com a ação de aceiros, priorizando as equipes das residências no Estado, com máquinas específicas.

Em seguida, o tenente-coronel Adenir Fernandes Nogueira, Comandante do 22º Batalhão de Infantaria, confirmou a disposição do Exército Brasileiro com a Operação Verde Brasil nas atividades preventivas.

E nesse sentido, a Defesa Civil Estadual adiantou que pretende executar os Cursos de Formação de Brigadas Municipais, ainda no mês de março. Por esse motivo, houve a recomendação para que as Prefeituras definam a contratação dos brigadistas. Com objetivo de aprimorar o trabalho do Comitê do Fogo, o Plano de Ação foi apresentado e todos terão um prazo para alteração, segundo o tenente-coronel Erisvaldo Alves.

A Semarh informou que algumas ações serão implementadas, em março e abril. E a diretora de Instrumentos de Gestão Ambiental da Semarh, Marli Santos, disse que serão contratados 80 brigadistas para atuar nas unidades do Corpo de Bombeiros Militar.

Doação ao Comitê

Após a abertura dos trabalhos do Comitê, o comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar e coordenador Estadual da Defesa Civil, coronel Reginaldo Leandro da Silva, recebeu em seu gabinete a doação de um drone. E afirmou que o compromisso é com a diminuição da quantidade de focos de incêndios florestais e também conta “com a colaboração de todos os produtores rurais, de cada morador, de cada cidadão”, enfatizou.

A Energisa, concessionária de energia elétrica, que já contribuiu com uma série de equipamentos para o combate ao fogo no Tocantins. E o diretor de Relações Institucionais da Energisa, Alan Kardec, disse que “a empresa é tão vítima dos focos de incêndio quanto os cidadãos” e entregou o drone ao Comitê.

Relatório do MPE

Com um relatório de áreas queimadas no Estado, em 2020, o Ministério Público estadual apontou que houve cerca de 2.442.408 hectares de vegetação queimados no Tocantins, sendo 45,77% desse total em imóveis rurais. Em seguida as terras indígenas, com 649.849 hectares, correspondentes a 26,61% do total. A incidência nas UCs federais e estaduais, juntas, somavam 27,65% da área total, e 17,29 % da incidência do fogo ocorreu em áreas não identificadas, nas bases de dados disponíveis.

558782 1000558783 1000558784 1000558785 1000

FONTE: https://naturatins.to.gov.br/noticia/2021/3/18/naturatins-destaca-parcerias-e-plano-para-unidades-de-conservacao-no-comite-do-fogo/


Imprimir   Email