Lixão é desativado e transformado em local de descarte adequado de resíduos em São João dos Patos - SEMA/MA

A Prefeitura de São João dos Patos, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), desativou um antigo lixão, no bairro Canto Grande, às margens da MA-034, que liga o município até Passagem Franca, transformando em um local adequado de lixo.

Os lixões são um grande problema gerados pela sociedade, uma vez que são locais inadequados para a disposição final dos rejeitos gerados pelo ser humano. O descarte inadequado desses rejeitos, geralmente sem controle, ocasiona danos ao meio ambiente, como o empobrecimento do solo, danos à saúde pública, além de potencializar as desvantagens sociais.

Pensando em amenizar esse problema, a SEMMA de São João dos Patos desativou um lixão às margens da MA 034. A ação, que contou com o apoio da Secretaria de Obras e do Exército, objetivou a limpeza de toda a área e a retirada do lixo para um local adequado.

Segundo Jaqueline Santana, Secretária de Meio Ambiente de São João dos Patos, a ação faz parte de um projeto que será desenvolvido em vários outros pontos do município. No lugar do antigo lixão, foi feita a instalação de 14 lixeiras para o descarte adequado do lixo, de acordo com a sua classificação, e também o plantio de 20 mudas de ipê para arborizar e revitalizar o local.

A gestora destacou que a atitude é necessária porque “os municípios possuem muitos problemas com a coleta dos resíduos, levando assim a monitorar estes pontos de depósito irregular de lixo. Então, a solução foi realizar a limpeza e conservação do local e instalar lixeiras adequadas com base na quantidade de moradores do local, claro, com parceria da coleta regular para que não haja a regressão e retorne a ser novamente um local de descarte irregular”, destacou.

De acordo com a secretária, o maior agente fiscalizador dos espaços públicos é a própria população, por isso, no mesmo dia, a SEMMA foi até as residências para dialogar com a comunidade.

Quer ver uma notícia do seu município divulgada pela SEMA? Envie um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Texto: Thalia Lemos
Edição: Kleo Souza

Foto 1 1

Foto 2 2

Foto 3 1

Foto 4 1

Foto 5 1

FONTE: https://www.sema.ma.gov.br/p9285/


Imprimir   Email