Tocantins destaca projetos ambientais bem sucedidos no Jalapão e Lajeado na 2ª edição da Revista Abema 2020 - NATURATINS

Nesta segunda-feira, 7, projetos ambientais que recebem apoio do Governo do Tocantins por meio do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) na Área de Proteção Ambiental do Jalapão (APA do Jalapão) e na Área de Proteção Ambiental Serra do Lajeado (APASL) se destacam e representam o Estado, na 2ª edição da Revista Abema 2020, de iniciativa da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente.

Neste ano, a Abema acaba de lançar a edição de dezembro de sua revista, com o título “O desenvolvimento sustentável da Amazônia na percepção dos estados da Amazônia Legal”. Nessa edição, como indica o título, a matéria de capa reúne informações sobre as contribuições de estados que compõem a Amazônia Legal, além das contribuições especiais de diferentes estados do País, ao longo da revista e informações sobre os trabalhos da Câmara Técnica do Clima da Abema, Grupo de Trabalho da Abema e Integração de Gerenciamento Costeiro (GT Gerco) e Grupo de Trabalho da Abema Fauna (GT Fauna).

“É um orgulho para o Naturatins, o Governo do Tocantins e nosso Estado, mostrar projetos comunitários e de iniciativa dos brigadistas, que são bem sucedidos, sustentáveis e contam com o apoio dos gestores das unidades de proteção ambiental. Dos projetos ao produto da Revista Abema estão envolvidos o trabalho, a dedicação, persistência e determinação de inúmeras pessoas. Nesse momento, quero parabenizar a todos e ressaltar, que as equipes da APA do Jalapão, da APA Serra do Lajeado e seus respectivos parceiros recebem o merecido destaque e reconhecimento público”, declara Sebastião Albuquerque, presidente do Naturatins.

“A presença humana nessas unidades é o exemplo de boas práticas, para o desempenho positivo do desenvolvimento econômico e ambientalmente sustentável, nas respectivas regiões do Estado. O aproveitamento equilibrado e a preservação de nossos recursos naturais nos enchem de esperança de estarmos no caminho certo, para assegurarmos um futuro provido dos benefícios na natureza e qualidade de vida para todos”, reitera Rafael Felipe, vice-presidente do Naturatins.

Magna Helena Almeida, secretária executiva da Abema, enfatiza que a revista é resultado do trabalho conjunto da equipe organizadora e da articulação precisa com as equipes de cada Estado e do Distrito Federal. “Todos abraçamos o desafio de lançar a 2ª edição da revista Abema, em dezembro, cumprindo os prazos de cada etapa, com muito capricho. E esse é o resultado, uma revista recheada de informações ambientais atualizadas por cada unidade da federação, com uma matéria de capa que destaca a perspectiva dos estados da Amazônia Legal. Fechamos um ano atípico, parabenizando e agradecendo a dedicação de todos”, adianta Magna Helena.

A Abema reúne associados titulares e suplentes, que são representantes de órgãos ambientais em um dos vinte seis estados brasileiros e no Distrito Federal. O Tocantins tem representantes titulares e suplentes da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), entre os membros da associação.

Em parceria com a Abema e apoio à divulgação dessa edição, o Naturatins disponibiliza o link (da versão digital completa) da Revista no mês dezembro, com acesso dinâmico, através do endereço eletrônico https://abema.org.br/midias/revista-abema/554-revista-abema-n-2-dezembro-2020 e estático através do endereço https://central3.to.gov.br/arquivo/541917/.

Para acesso direto à aba Tocantins, que traz a matéria sob o título “Preservação e presença humana em suas unidades de conservação”, o Naturatins disponibiliza a (versão digital resumida), com acesso rápido à matéria de capa, seguida da publicação do Estado no link https://central3.to.gov.br/arquivo/541916/

541939 300

541940 300

541944 300

FONTE: https://naturatins.to.gov.br/noticia/2020/12/7/tocantins-destaca-projetos-ambientais-bem-sucedidos-no-jalapao-e-lajeado-na-2-edicao-da-revista-abema-2020/


Imprimir   Email