Boas práticas ambientais de Mato Grosso são destaque em publicação nacional - SEMA

As ações integradas de Mato Grosso em prol do meio ambiente são destaque na segunda edição da revista da Associação Brasileira das de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema). A publicação, que reúne as boas práticas de todas as unidades federativas brasileiras, foi lançada em Brasília, na quinta-feira (03).

Segunda edio da revista Abema

“É uma grande satisfação da publicação da segunda edição da revista da Abema no fechamento de um ano que foi muito desafiador para o Estados. Os Estados superaram esses desafios, mantiveram sua atuação e até melhoraram e as ações estratégicas de conservação ambiental. E esta revista dá transparência a estas ações”, comemora a secretaria de Meio Ambiente de Mato Grosso e presidente da Abema, Mauren Lazzaretti.

A matéria de capa da revista trata os desafios dos Estados da Amazônia Legal e como atuaram e agiram tanto no enfrentamento do Covid quanto dos ilícitos ambientais. Já Mato Grosso retratou na revista os bons resultados obtidos no monitoramento das florestas e no resgate de animais vítimas de incêndios florestais no Pantanal.

As ações de comando e controle, definidas estrategicamente no Comitê Estratégico para o Combate do Desmatamento Ilegal, a Exploração Florestal Ilegal e aos Incêndios Florestais (CEDIF-MT), resultaram em uma redução dos alertas de desmatamento medidos pelo DETER/Inpe em 30% para o mês de julho, 22% em agosto e 47% em setembro em relação aos mesmos períodos de 2019.

Outro destaque da publicação são ações de monitoramento, resgate, acolhimento, tratamento e destinação dos animais silvestres vítimas dos incêndios florestais no Pantanal. Servidores, voluntários, terceiro setor e iniciativa privada se mobilizaram em uma grande força-tarefa que atua na região desde agosto.

ACESSE A REVISTA AQUI!

FONTE: http://www.sema.mt.gov.br/site/index.php/sema/noticias/5312-boas-práticas-ambientais-de-mato-grosso-são-destaque-em-publicação-nacional


Imprimir   Email