Governo do Tocantins utiliza análise de dados espaciais para monitoramento ambiental - Naturatins

Nesta sexta-feira, 21, o Governo do Tocantins com base nos dados do Cimdea – Centro Integrado de Inteligência e Monitoramento de Dados Espaciais Ambientais do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) destaca que, na primeira quinzena de agosto deste ano, o Tocantins registrou redução de focos de fogo, comparado aos dados registrados no mesmo intervalo, ano passado. Do dia 1º a 15 de agosto de 2020, o Tocantins registrou 775 focos de calor, uma redução 568 ocorrências, que equivale a 42,29% dos 1.343 focos registrados no mesmo período em 2019, conforme dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE.

Sebastião Albuquerque, presidente do Naturatins, considera positiva a redução de focos de fogo no Estado, no período analisado e pontua. “O Governo do Tocantins investiu em tecnologia, modernização de equipamentos e aprimoramento de equipes do Naturatins. Estão em teste dois aplicativos para uso de técnicos e brigadistas dos parques estaduais. O primeiro vai orientar as ações preventivas de Manejo Integrado do Fogo (MIF) e o segundo vai oferecer dados, para ações de combate às queimadas ilegais”, enfatiza o presidente, que em seguida alerta.

“Contudo, geralmente o período de estiagem se estende até meados de outubro. Para a redução de incêndios florestais e queimadas ilegais serem efetivas, é preciso que todos adotem as determinações da Portaria de suspensão do uso do fogo e denuncie os responsáveis dos incêndios”, concluiu Sebastião Albuquerque.

O gerente de Monitoramento e Gestão de Informação Ambiental do Instituto, Renato Pires, destaca a precisão de dados ambientais do Estado gerados pelo Cimdea. “A análise de imagens espaciais da cobertura vegetal pelo Cimdea permite maior precisão de dados da área monitorada e para o combate de crimes ambientais. A combinação da baixa umidade, com ventos fortes, desmatamento e fogo interfere na qualidade ambiental e de sobrevivência humana”, afirma o gerente.

Com a aquisição de sistemas e equipamentos que juntos eliminam processos físicos, o Naturatins passa a contar com registros mais precisos, seguros e que vão facilitar a montagem de processos. Além do reforço aéreo de drones e aeronave na fiscalização, todos os investimentos em tecnologia têm apoio da Agência de Tecnologia da Informação do Governo do Tocantins (ATI).

Cimdea

O Centro Integrado de Inteligência e Monitoramento de Dados Espaciais Ambientais - Cimdea do Naturatins processa informações ambientais do Tocantins, para suporte à tomada de decisão da gestão, às ações preventivas e de combate aos incêndios e monitoramento do desmatamento. Acesse informações sobre o Cimdea no endereço eletrônico naturatins.to.gov.br.

524540 1000524541 1000524542 1000

FONTE: https://naturatins.to.gov.br/noticia/2020/8/21/governo-do-tocantins-utiliza-analise-de-dados-espaciais-para-monitoramento-ambiental/


Imprimir   Email