Naturatins - Governo do Tocantins destaca o Dia Mundial dos Guardas-Parques

31 07 2020 Dia Mundial do Guarda Parque 2 Acervo PEJ Naturatins

 

Na última sexta-feira(31), o Governo do Tocantins por meio do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) presta homenagem ao Dia Mundial dos Guardas-Parques. Essa data foi estabelecida em 2007, no 15º aniversário da Federação Internacional de Guarda-Parques (International Ranger Federation – IRF).

Os guardas-parques são profissionais capacitados para atuar em Unidades de Conservação de Proteção Integral e respectivas zonas de amortecimento da UCs. Nos Parques Estaduais do Tocantins esses profissionais recebem e orientam visitantes, acompanham o acesso a atrativos, monitoram trilhas, oferecem apoio ao trabalho de gestão e às equipes de fiscalização.

Quando necessário os guardas-parques podem auxiliar trabalhos de busca, salvamento e educação ambiental na Unidade. Entre outras atividades desenvolvidas na UC, os guardas-parques também conduzem pesquisadores e incentivam ações socioambientais junto às comunidades do entorno da área de conservação ambiental.

Sebastião Albuquerque, presidente do Naturatins elogia e parabeniza os guardas-parques pelo seu dia. “Os guardas-parques são importantes profissionais nas Unidades de Conservação e frequentemente no Naturatins, esses servidores são bastante elogiados e participaram do nivelamento técnico da legislação ambiental”, destacou Albuquerque.

No Tocantins, o Parque Estadual do Cantão (PEC), o Parque Estadual do Jalapão (PEJ), o Parque Estadual do Lajeado (PEL), Monumento Natural de Árvores Fossilizadas do Tocantins (Monaf) além de outras unidades conta com esses profissionais em suas equipes.

Adailton Glória, supervisor do Parque Estadual do Cantão (PEC), disse que na unidade atuam três guardas-parques e reiterou. “Esses profissionais realizam um trabalho extraordinário na Unidade de Conservação, sempre estão dispostos a contribuir com as ações, participar das capacitações e constantemente recebem o reconhecimento dos visitantes por sua dedicação”, elogiou Adailton Glória.

Reinaldo de Sousa, supervisor do Parque Estadual do Jalapão (PEJ), afirmou que os guardas-parques são profissionais que oferecem um importante apoio nas ações da unidade e parabeniza os profissionais pelo seu dia.

Hermísio Alecrim, supervisor do Monumento Natural de Árvores Fossilizadas do Tocantins (Monaf) também parabenizou os guardas-parques pela data e elogiou a dedicação dos profissionais nas unidades de conservação.

Na última capacitação no Naturatins, foram oferecidos conhecimentos sobre aplicabilidade de multas, medição, cubagem de madeira e inquérito civil, além de conhecimentos sobre responsabilidade ambiental, procedimentos e postura do agente fiscalizador do meio ambiente.

Os participantes também receberam noções sobre fiscalização de uso de produtos e subprodutos florestais, negociação e gestão de conflitos, além de processos administrativos ambientais, infrações administrativas contra o meio ambiente. Na fase prática o treinamento se estendeu ao uso do GPS e da ferramenta Trackmaker na atuação ambiental.

Neste ano, a celebração e homenagens devem ocorrer de forma virtual. Até o momento, todas as Unidades de Conservação de responsabilidade do órgão, entre eles os Parques Estaduais e o Monumento Natural, permanecem fechados para visitação por tempo indeterminado, conforme Decreto nº 6.067, publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) n º 5.565, de 17 de março de 2020.

 

FONTE: https://naturatins.to.gov.br/noticia/2020/7/31/governo-do-tocantins-destaca-o-dia-mundial-dos-guardas-parques/


Imprimir   Email