12ª Reunião extraordinária da Abema foi realizada, virtualmente, no dia 23 de abril de 2020

reunião 04

No dia 23 de abril de 2020, Germano Vieira presidiu a primeira reunião plenária por videoconferência da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema), realizada para debater o impacto da Covid-19 na prestação dos serviços ambientais em todas as federações.

Foi a primeira reunião virtual realizada pela Abema, o que mostra a forte presença da inovação nos momentos de crise. O encontro teve o intuito de destacar a importância da manutenção adequada dos serviços prestados em prol do meio ambiente e compartilhar eventuais soluções, medidas e propostas geridas pelos órgãos e entidades de cada estado, no combate à pandemia.

Germano Vieira (presidente da Abema) salientou que em Minas Gerais, os prazos administrativos foram suspensos por meio de decreto do Governo de Minas. Tem feito a gestão do teletrabalho e acompanhado de perto os desafios que o mesmo tem trazido, com prognósticos positivos. Tem adotado o modelo de videoconferência para reuniões de colegiados. Já o atendimento às fiscalizações essenciais e emergenciais estão sendo mantidas durante a quarentena, com equipes em campo”.

Foi adotada também a implementação de recursos tecnológicos para fazer fiscalizações através de drones, por exemplo. Neste caso, Minas tem feito um intercâmbio com os outros estados, para implementação de inovações no momento atual.

A integração virtual da Abema é de extrema importância para que a gestão da pasta ambiental continue de forma efetiva, incluindo ainda a colaboração entre os estados, a troca de experiências e capacitações técnicas para aprimorar todo o trabalho que já vinha sendo feito.

Durante a reunião foi tratado também sobre a Lei Geral de Licenciamento Ambiental, cujo andamento já havia sido pautado em Seminário realizado em março deste ano, no Espírito Santo. Além disso, foram dados encaminhamentos, como um ofício ao Ministério do Meio Ambiente, solicitando atenção nas fiscalizações face ao aumento do desmatamento na Amazônia.

E mesmo diante dos desafios, uma boa notícia: a Revista da Abema será concluída até a segunda semana de maio, trazendo um pouco da gestão ambiental dos Estados brasileiros.


Imprimir   Email