Minas Gerais é escolhido para projeto-piloto internacional sobre mudanças climáticas

 

A proteção do sistema climático é de extrema importância, e o tema mudanças climáticas é constantemente abordado, na tratativa de políticas públicas e proteção ao meio ambiente. E, em especial, essa semana o assunto teve muita ênfase em reuniões e debates em que estive presente, e fico feliz em compartilhar uma novidade que amplia a atuação do nosso estado neste âmbito.

Minas Gerais é um dos três estados brasileiros escolhidos pelo Centro Brasil no Clima (CBC) para receber projeto-piloto que visa desenvolver uma estratégia a ser aplicada nos estados brasileiros para que o país consiga alcançar as metas da Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC, na sigla em inglês) de emissão de gases de efeito estufa. A escolha do Estado faz parte da segunda etapa do Initiative for Climate Action Transparencye - ICAT Brazil.

Os trabalhos começaram a ser desenvolvidos em abril deste ano, por meio da parceria entre a Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), o CBC e o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O estado do Rio de Janeiro e Amazonas também foram selecionados. Para a escolha foram considerados dois critérios: o primeiro é relacionado ao nível e perfil de emissões dos estados e o segundo está à pré-existência de projetos ligados às mudanças climáticas quanto à disposição política dos gestores para se envolverem na agenda climática.

No caso de Minas Gerais ambos os critérios pesaram a favor. Minas Gerais é o quarto estado em nível de emissões de GEE e possui projetos voltados às mudanças climáticas como o Plano de Energia e Mudanças Climáticas, o Balanço Energético Estadual, o Inventário Estadual de Emissões de Gases de Efeito Estufa e as ferramentas Clima na Prática e Clima Gerais.

 

Fonte: https://www.instagram.com/p/B_lBRj5F2QE/


Imprimir   Email