Soltura de tartaruga marinha marca evento de entrega de títulos de Postos Avançados da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica

155284839511Foto: João Raimundo Santana

A soltura de uma tartaruga marinha, da espécie cabeçuda, marcou o evento de entrega de títulos de postos avançados da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA),  sábado 16 de março, em Praia do Forte, município de Mata de São João. O animal, com aproximadamente 20 anos, 40kg e 70 cm de comprimento, foi resgatado de uma situação de pesca no sul do estado e enviado para unidade do Tamar, Praia do Forte. Após quatro meses de tratamento, reabilitação e cura de uma pneumonia, os biólogos atestaram que a tartaruga já estava apta para retorno ao seu habitat natural. A cerimônia foi realizada pelo Projeto Tamar, e emocionou a todos presentes.

“O projeto Tamar é uma marca ambiental para o estado da Bahia, pelo acúmulo de conhecimento e competência na conservação e pesquisa das tartarugas marinhas no Brasil. É um orgulho para nós, baianos”, disse o secretário João Carlos, reafirmando o compromisso da pasta do meio ambiente com a preservação e incentivo à Reserva da Biosfera da Mata Atlântica.

Referindo-se ao momento da soltura da tartaruga marinha, em que o animal se volta para o público antes de entrar no mar, o secretário fala de “uma volta triunfal e uma importante mensagem de conservação do Meio Ambiente, que passa necessariamente por uma forte política de educação ambiental” afirmou.

Além do projeto Tamar, outras três institucionais foram certificadas com o título de postos avançados da RBMA: o Subcomitê da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica do Litoral Norte do Estado da Bahia – SCRBMALN, o Parque Municial Klaus Peters, o Ecoparque da Mata e RPPN Lontra. “Para ser reconhecida como um Posto Avançado (PA), aprovado pelo Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica – RBMA, é necessário que a instituição desenvolva pelo menos duas das três funções básicas da Reserva, nos âmbitos da proteção da biodiversidade, do desenvolvimento sustentável e do conhecimento científico e tradicional sobre a Mata Atlântica”, explicou Clayton Lino, presidente do Conselho Nacional da RBMA.

Segundo Clayton, “o estado da Bahia é o que mais tem Postos Avançados reconhecidos pelo Conselho Nacional da RBMA, totalizando 15 Postos, sendo 10 destes, fruto do trabalho de divulgação e reconhecimento do Subcomitê da RBMA Litoral Norte”, afirmou, ressaltando o trabalho da secretária Executiva do subcomitê Litoral Norte, Adriana Castro. Além dos Postos Avançados já citados, a Bahia possui: Reserva Sapiranga; Ecoparque Sauípe; Projeto Baleia Jubarte; Parque das Dunas; Fundação Terra Mirim e Centro de Ecologia e Conservação Ambiental – ECOA. As três últimas instituições foram contempladas com a renovação dos seus títulos, o que ocorre a cada quatro anos, após avaliação de critérios técnicos.

Postos Avançados de Reserva da Biosfera da Mata Atlântica

Postos Avançados são centros de divulgação de ideias, conceitos, programas e projetos desenvolvidos na RBMA. A Reserva da Biosfera é um modelo de gestão integrada, participativa e sustentável dos recursos naturais, que hoje é adotado internacionalmente. Seus objetivos básicos são a preservação da diversidade biológica, o desenvolvimento de atividades de pesquisa, o monitoramento ambiental, a educação ambiental, o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida das populações, reconhecida pelo Programa Intergovernamental "O Homem e a Biosfera - MaB", estabelecido pela UNESCO, organização da qual o Brasil é membro.

 

Fonte: http://www.meioambiente.ba.gov.br/2019/03/11637/Soltura-de-tartaruga-marinha-marca-evento-de-entrega-de-titulos-de-Postos-Avancados-da-Reserva-da-Biosfera-da-Mata-Atlantica.html

Imprimir