Representante da ABEMA é escolhida titular do CONAMA

9 de novembro de 2017

A representante da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (ABEMA) e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Sergipe (SEMARH-SE), Valdinete Paes Silva de Jesus, participou da 2ª Reunião da Câmara Técnica de Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, nesta quarta-feira (8), no Ministério de Meio Ambiente (MMA) em Brasília.

Dentre as pautas da reunião, Valdinete foi escolhida titular — representando o Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA) — no Comitê Assessor do Órgão Gestor de Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), conforme Decreto nº 4.281, de 25 de junho de 2002, que regulamenta a PNEA. A suplência ficou com o representante da Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (ANAMMA), Hélio Filho.

Durante a reunião ficou definida a presidência do Comitê Assessor do Órgão Gestor de Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), representando o Ministério de Educação e Cultura (MEC), Jane Fontana, e o vice-presidente do Conselho Municipal de Defesa ao Meio Ambiente (COMDEMA), em Naviraí-MS, como vice-presidente do Comitê, Gilberto Zembrani Júnior.

Foram discutidos ainda procedimento para apresentação de proposta para a resolução no Conama. Além disso, também foi abordada a base nacional comum curricular. Assim como foram debatidos a consulta pública do Programa Nacional de Educação Ambiental (ProNEA) e o Fundo Nacional de Educação Ambiental (FNEA), bem como alternativas de fomentos para projetos de educação ambiental.