Conferência debate a importância dos Estados na ação climática

Representantes da Semas, Abema, CBC e ICLEI dialogaram sobre o tema

estados conferencia acao climatica

O painel mediado pela secretária-executiva da Semas, Inamara Mélo, realizado na quarta-feira (05/11) durante a Conferência Brasileira de Mudança do Clima, teve como tema “Estados brasileiros pela ação climática: governos locais e metas brasileiras no Acordo de Paris”.

O evento contou com a participação de Germano Vieira, secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Estado de Minas Gerais e presidente da Abema (Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente), Alfredo Sirkis, diretor executivo do Centro Brasil no Clima (CBC), além de Bruna Cerqueira, gerente de relações institucionais do ICLEI (Governos Locais pela Sustentabilidade).

De acordo com Vieira, os estados queriam mostrar para o país e para o mundo que os governos subnacionais têm o dever e a responsabilidade de fazer a sua parte na agenda climática. “Estabelecemos 17 compromissos na ‘Carta dos Órgãos Estaduais de Meio Ambiente pelo Clima’, assinada por representantes de 26 estados e o Distrito Federal, com ações de mitigação e adaptação às mudanças climáticas, com práticas voltadas para o cumprimento das metas brasileiras no Acordo de Paris”, frisou.

Já Inamara Mélo, ressaltou a atuação conjunta e integrada no atendimento às suas respectivas missões de cada estado, assim como a importância de reforçar o protagonismo dos Estados na agenda do clima.

Por: Flávia Cavalcanti, da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) de Pernambuco

Foto: Lu Rocha, da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) de Pernambuco

Imprimir