Presidente do Naturatins representa o Tocantins em conferência sobre produção agrícola sustentável no Peru

443274 1000

O presidente do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Marcelo Falcão, apresentou nesta quarta-feira, 22, um balanço das atividades desenvolvidas durante a sua participação na Conferência Global Good Growth (Bom Crescimento Global), em Lima no Peru nos dias 12 e 13 e em Tarapoto na Amazônia Peruana, no período de 13 a 17/05. O evento teve como objetivo discutir a produção agrícola sustentável por meio de commodities, sem aumentar o desmatamento e o combate à fome.

O presidente Marcelo Falcão relata que o encontro apresentou como pauta, a oferta de soluções sustentáveis sobre a produção de commodities agrícolas. “A proposta da Conferência foi realizar a socialização de práticas ambientais, bem como demonstrar quais regiões do Peru foram degradadas há décadas pelo plantio de coca, [matéria-prima da cocaína] e atualmente possui uma das maiores produções de cacau", explicou.

Marcelo Falcão também disse que o evento mostrou projetos relativos à sustentabilidade da soja. “O encontro proporcionou ainda um diagnóstico com a oferta de soluções ambientais produtivas, aliando o desenvolvimento à prática sustentável. Fato muito importante, já que o Tocantins possui grande potencial para aumentar a exportação do grão de forma sustentável alinhada às diretrizes do Código Florestal”, afirmou.

Do Brasil, entre os representantes dos governos estaduais, além do presidente Falcão, somente participaram do evento, o secretário da Agricultura, Pecuária e Aquicultura do Tocantins, César Halum e o diretor de Instrumentos de Gestão Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Adriano de Almeida. O encontro contou com a participação gestores públicos do estado da Bahia e ainda com cerca de 300 líderes nacionais e internacionais, entre eles do Paraguai, Alemanha, Suíça, Indonésia, Libéria, Equador e Colômbia.

443275 1000

Nações Unidas

A conferência faz parte de uma ação desenvolvida em nível mundial pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), em colaboração com o Fundo para o Meio Ambiente Mundial (GEF), o Fundo Mundial para a Natureza (WWF), a Conservação Internacional (CI), a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), o Programa do Meio Ambiente das Nações Unidas (ONU Ambiente) e a Corporação Financeira Internacional do Banco Mundial (IFC).

Entre os principais conferencistas estiveram presente o presidente do Peru, Martín Vizcarra, que abriu a conferência, Naoko Ishii, CEO da Global Environment Facility e o monge budista Gelong Thubten. Também participaram do encontro as ministras da Agricultura e Irrigação, Fabiola Muñoz, e do Meio Ambiente, Lucía Ruíz, daquele País.

 

Fonte: https://naturatins.to.gov.br/noticia/2019/5/22/presidente-do-naturatins-representa-o-tocantins-em-conferencia-sobre-producao-agricola-sustentavel-no-peru/


Imprimir   Email